FAQ para o Desafio Agroflorestal 2020

Quem são o Fundo Vale e a Reserva Natural Vale?

  • Fundo Vale

O Fundo Vale é uma associação sem fins lucrativos criada pela Vale como contribuição da empresa para a busca de soluções globais de sustentabilidade. Busca promover o desenvolvimento sustentável ao induzir, conectar ou multiplicar soluções transformadoras para as sociedades, mercados e meio ambiente.

Operando há 10 anos, o Fundo investiu cerca de R$ 125 milhões e acumulou experiência em sete estados brasileiros (Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amapá e Maranhão), com 65 iniciativas apoiadas e parcerias com reconhecidas organizações socioambientais.

Hoje apoia iniciativas que unem a conservação dos recursos naturais à melhoria da qualidade de vida, buscando fortalecer uma economia de baixo carbono que valorize a floresta em pé. Tem como foco o apoio a processos de inovação, aceleração, mensuração e investimento em negócios de impacto. Assim, busca fortalecer esse ecossistema como um instrumento de fomento a negócios de impacto socioambiental.

  • Reserva Natural Vale

A Reserva Natural Vale (RNV) é uma área protegida mantida pela Vale que tem como objetivo contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica por meio de produção de conhecimento, promoção da pesquisa científica e conscientização ambiental. Com 43 anos de existência, preserva uma área de 23 mil hectares no norte do estado do Espírito Santo, entre os municípios de Linhares, Sooretama e Jaguaré.

Junto com a Reserva Biológica de Sooretama e as RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), Recanto das Antas e Mutum Preto, a RNV forma um bloco contínuo com aproximadamente 50 mil hectares, correspondendo a 11% da Mata Atlântica preservada no Estado. Essa área é considerada de extrema importância para a conservação da biodiversidade, sendo um hotspot que faz parte do Corredor Central da Mata Atlântica nos estados do Espírito Santo e Bahia.

Por que o Fundo Vale e a Reserva Natural Vale querem inovar no setor agroflorestal?

O Fundo Vale e a Reserva Natural Vale acreditam no Sistema Agroflorestal como caminho propulsor de mudanças e impactos sociais e ambientais positivos, por isso buscam impulsionar o ecossistema de negócios agroflorestais que gerem impactos sociais e ambientais positivos, visando a expansão desses negócios. Desta forma, o Fundo Vale e a Reserva Natural Vale pretendem apoiar a restauração de áreas degradadas, buscando soluções inovadoras e novas formas de “pensar o reflorestamento”. Juntos, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa & desenvolvimento para restauração florestal como uma “prova de conceito” para o compromisso da Vale relacionado ao tema, em contribuição à agenda 2030 da ONU, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa meta da Vale está alinhada também ao cenário internacional de uma economia de baixo carbono, e consiste na recuperação e proteção de 500 mil hectares de áreas degradadas, nos próximos 10 anos, além das fronteiras da empresa.

Qual é o desafio proposto no programa?

O programa busca ideias inovadoras para a expansão dos negócios baseados em Sistemas Agroflorestais (SAFs). O objetivo é selecionar empreendedores que propõem soluções para o Desafio descrito e que estejam em busca de acelerar sua efetiva implementação no mercado.

Como faço para me inscrever?

Para se inscrever você precisa formar uma equipe, preencher e enviar o formulário de inscrição que se encontra no site do Desafio Agroflorestal (www.desafioagroflorestal.com.br). As inscrições estarão abertas do dia 17/02/2020 às 14h ao dia 16/03/2020 às 17h, horário de Brasilía.

Quem pode se inscrever no programa Desafio Agroflorestal?

Poderão se inscrever no programa empresas, grupos, instituições, startups/projetos (pessoa física ou jurídica), sem restrição às regiões em que atuam, que residam no Brasil ou no exterior e que tenham plena disponibilidade para participar das atividades previstas no Programa, sejam elas realizadas presencialmente ou à distância. Não é necessário ter CNPJ para se inscrever.

Quais os critérios utilizados para a seleção das equipes?

Os critérios de seleção para o programa Desafio Agroflorestal são Tecnologia/Produto/Serviço, Negócio, Equipe e Potencial de impacto social e ambiental da solução. Os detalhes dos critérios estão descritos no tópico 8 do edital. Não deixe de conferir os critérios antes de realizar a inscrição.

Qual a data limite para a inscrição?

As equipes interessadas em participar do Desafio têm até o dia 16/03/2020 às 17h para realizar a inscrição.

Quantas inscrições posso fazer?

Cada equipe poderá realizar apenas uma inscrição, em caso de serem registradas mais de uma inscrição, será considerada válida a última inscrição registrada.

Como sei se a minha inscrição foi realmente enviada?

Após o envio do formulário, aparecerá uma tela com a seguinte mensagem “Parabéns, a sua inscrição foi enviada e registrada com sucesso! Você receberá uma confirmação no e-mail registrado. A divulgação das equipes selecionadas ocorrerá a partir do dia 20/03. Fique atento ao seu e-mail e ao site do Desafio Agroflorestal! Muito obrigado”.

Ocorreu um erro em meu formulário de inscrição. O que eu faço?

Caso ocorra algum erro em seu formulário de inscrição, entre em contato conosco pelo e-mail contato@desafioagroflorestal.com.br informando o problema que resolveremos o mais rápido possível.

Enviei minha inscrição, mas quero editá-la. O que eu faço?

Após o envio da inscrição, não é possível alterá-la. Neste caso, você pode submeter uma nova inscrição, sendo que a última registrada será válida.

É obrigatório o envio de um vídeo na fase de inscrição?

Não, o envio é opcional. O vídeo poderá complementar ou facilitar o entendimento de alguma informação do projeto.

Como é o processo de seleção para participar do Desafio Agroflorestal?

O processo de seleção terá as seguintes fases:

  • 1ª Fase – 17/02/2020 a 16/03/2020: recebimento das inscrições.
  • 2ª Fase – 16/03/2020 a 20/03/2020: um Comitê de Seleção do programa irá avaliar as propostas enviadas pelo formulário de inscrição e selecionará aqueles que possuem soluções com maior aderência ao desafio proposto, de acordo com os critérios de seleção que constam no tópico 8 do edital.
  • 3ª Fase – 15/04/2020 e 16/04/2020: até 15 equipes selecionadas participarão de um Bootcamp imersivo para conhecer melhor o desafio proposto e construir uma proposta de projeto de Prova de Conceito (PoC) para ser trabalhada durante a Aceleração. Após isso, serão selecionadas até 6 equipes para a fase de Aceleração.
  • 4ª Fase – 20/04/2020 a 26/06/2020: os projetos selecionados passarão pela fase de Aceleração e receberão mentorias de modelagem de negócios da Troposlab.
  • 5ª Fase – 29/06/2020: Ao final da fase de aceleração, os participantes deverão fazer uma apresentação presencial (pitch) dos resultados obtidos da prova de conceito e do respectivo modelo de negócio desenvolvido para uma banca avaliadora, a ser definida pela organização do programa, este será o Demoday.

Para participar tenho que residir em São Paulo-SP ou Belo Horizonte-MG/Linhares-ES?

Não é necessário residir em São Paulo-SP ou Belo Horizonte-MG/Linhares-ES, mas caso a sua equipe for selecionada, até dois membros da equipe precisarão ter disponibilidade para participar do Bootcamp (15/04/2020) e do Demoday (29/06/2020), que são atividades presenciais e obrigatórias. A etapa de Aceleração ocorrerá à distância, a equipe precisará ter disponibilidade para participar em pelo menos 70% (setenta por cento) das atividades planejadas, como disposto no tópico 8.3 do edital.

Os custos de deslocamento e estadia serão cobertos pelo Fundo Vale?

Serão cobertos os custos de passagem aérea, translado e hospedagem para até dois membros da equipe participarem do Bootcamp (15/04/2020) e do Demoday (29/06/2020). Eventuais custos com deslocamento, estadia e alimentação que a equipe tiver ou necessitar em outras etapas do Desafio Agroflorestal não serão custeadas pelo Fundo Vale e serão de responsabilidade da própria equipe, como disposto no tópico 5.4 do edital.

Quem terá acesso às informações da minha inscrição?

Somente os realizadores do Desafio Agroflorestal (Troposlab, Fundo Vale e Reserva Natural Vale) e seus parceiros terão acesso às informações das inscrições.

Quais os benefícios em participar do Desafio Agroflorestal 2020?

Como disposto no tópico 5 do edital, o Programa Desafio Agroflorestal contempla os seguintes benefícios para as startups/núcleos de pesquisa/ projetos selecionados:

  • Mentorias de aceleração de negócios da aceleradora Troposlab, com conteúdo personalizado de acordo com as necessidades de cada projeto, visando o seu desenvolvimento, na forma de um negócio com caráter inovador e com impactos positivos para a sociedade e meio ambiente.
  • Apoio do Fundo Vale e da Reserva Natural Vale na identificação de parceiros e promoção de conexões que possam ajudar a viabilizar a implementação da solução proposta, ainda durante a fase de “Aceleração”.
  • Visibilidade e exposição dos resultados e das equipes participantes para os realizadores e demais stakeholders, que são potenciais parceiros, investidores, clientes ou apoiadores dos negócios acelerados.
  • O Fundo Vale irá arcar com os custos de viagem para os selecionados participarem das etapas do Bootcamp e do Demoday, incluindo: despesas da passagem aérea, translado e hospedagem no local do evento.
  • O Fundo Vale e a Reserva Natural Vale poderão facilitar o acesso dos times participantes para realização de testes in loco de soluções.
  • Durante a fase de “Aceleração”, os realizadores poderão indicar e conectar os participantes com potenciais mentores especialistas em Sistemas Agroflorestais e/ou outros assuntos (respeitando os prazos e procedimentos das instituições envolvidas).
  • Conexão das equipes finalistas no Demoday com potenciais investidores, parceiros, apoiadores e/ou clientes dos negócios acelerados, inclusive o Fundo Vale, a Reserva (realizadoras) e a Vale (parceira).
  • As soluções de destaque no Demoday também serão premiadas com a participação no 4º Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto, evento que será realizado em São Paulo nos dias 30/06/2020 e 01/07/2020, com a possibilidade de matchmaking com potenciais investidores de Negócios de Impacto no Brasil.

Não fui selecionado, mas gostaria de saber das novidades do Desafio Agroflorestal.

Entre no nosso site (www.desafioagroflorestal.com.br) e siga as redes sociais da Troposlab e Fundo Vale. Queremos estar sempre em contato com empreendedores que, assim como nós, querem causar impacto social e ambiental positivo no mundo.

Se eu tiver alguma outra dúvida, como entro em contato com o Desafio Agroflorestal?

Caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail contato@desafioagroflorestal.com.br